sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Tango com cheiro de alecrim

Tango com cheiro de alecrim
Personagens: Madalena, Juan , A velha Alba, A velha Maria de Jesus, A velha rosário , A velha Júlia .


Madalena dirigindo-se a Juan .

Madalena - Sai de cima do telhado

Juan - mãe o céu cheira a alecrim

Madalena - Vêm para a mesa!

Juan desce do telhado e corre para ela.

Madalena - Mostra-me as mãos.

Juan mostra as mãos.

Madalena Estão sujas

Juan - É do fumo, sabes mãe os aviões cheiram ao alecrim.

De repente batem à porta.

Madalena - Vou ver quem é.

Madalena entre abrindo a porta.

Madalena - Querem entrar pergunta ela olhando as quatro velhas coladas umas á s outras.

Velha Alba - Não conseguimos acender o fogo.

Velha Rosário - Nem conseguimos mexer os dedos.

Velha Maria de Jesus - Nem nos conseguimos benzer, ficamos na parte em nome do pai e o braço fica preso.

Madalena - Fiquem perto do fogo.

A velha Alba apontando o olhar a Juan .

A velha Alba - Que fazias em cima do telhado?

Juan - Esperava.

Madalena - Ele imagina que em cima do telhado consegue ver o mar.

A velha Alba - E que esperas?!

Juan - O regresso do meu pai.

A velha Júlia - Podes cair.

Madalena - Ele tem a agilidade de um pirata.

Juan - Mãe os piratas cheiram ao alecrim?

A velha Maria de jesus - Essas criaturas cheiram ao fogo do inferno.

Juan - Estas velhas são tão tristes!...

Madalena - É o medo.

Juan - Por causa do medo ficamos tristes?

A velha Alba - Madalena h há quanto tempo o teu homem anda no mar?

Madalena - H á muito tempo.

A velha Alba - E desde então algum homem te cheirou.

Madalena - Por aqui cheira a agoiro.

A velha Júlia - Rezar em latim afasta o agoiro.

Madalena - O agoiro são vocês.

A velha Maria do Rosário - Nós?!

Madalena - Saiam!

As velhas vão saindo coladas umas á s outras.

fim do primeiro acto.



Mãe e filho frente a frente.

Juan - Mãe e se eu fosse um pássaro

Madalena - Que fazias se fosses um pássaro?!

Juan - Sobrevoava o mar de uma grande cidade.

Madalena - Que pássaro gostavas de ser?

Juan - Que pássaro achas que eu poderia ser?

Madalena - Uma garça.

Juan - Gosto de dançar, quando estou no telhado imagino que sou aquele bailarino russo e que dou saltos no ar. O bailarino russo é um pássaro

Madalena - Quem é esse bailarino russo?

Juan - É um voador, olhe esta fotografia.

Madalena - É muito magro .

Juan - Se eu treinasse talvez conseguisse voar.

Madalena - Andas pensativo!

Juan - Penso no pai

Madalena - Vai voltar

Juan - Quando?!

Madalena - Quando apanhar peixe suficiente.

Juan - Vai tirar peixe da barriga do mar?

Madalena - É isso.

Houvesse o sino da igreja.

Madalena - Agora o vento está á mais forte.

Juan - O vento é quem guia os olhos dos apaixonados.

Madalena - Vou espreitar pela janela.

Juan - A velha Maria de Jesus dirige-se para aqui, está á a benzer-se, agora parou. É louca.

Madalena - Agora está á a ajoelhar-se .

Juan - Estão cães á volta dela.

Madalena - Os cães vão aquecê-la.

Juan - Ou comê-la

Madalena - Vai l á fora e trá-la para dentro.

Juan arrasta a velha Maria de Jesus.

Madalena - Devagar podes quebrar-lhe algum osso.

Maria de Jesus - Venho em missão.

Juan - Mãe a velha está á louca!

Maria de Jesus - Tens o diabo no corpo.

Juan - Conheço a formula para afastar velhas beatas; é a formula do sacudir dos pés.

Madalena - Que missão é essa?

Maria de Jesus - Limpar os maus espíritos.

Madalena - Onde estão os maus espíritos?

Maria de Jesus - Nas tabernas.

Madalena - Isto aqui não é  nenhuma taberna.

Juan - Ninguém anda a misturar enxofre no vinho.

Maria de Jesus - Vamos cantar em latim para afastar o mal.

Madalena - Cantem em vossa casa!

Maria de Jesus - A nossa casa é fria como a morte.

Juan - Vou subir ao telhado.

Madalena - Que fazemos com estas loucas?!

Juan - É um pesadelo difícil de descrever.

Maria de Jesus - A mana Alba j á tem noventa anos.

Madalena - Que faça bom proveito.

Maria de Jesus - A pobre não consegue andar.

Madalena - Mas consegue mexer a língua.

Juan - E os cotovelos.

Madalena - Queremos ficar em paz.

Maria de Jesus - Escutem o doce cântico!

Juan - A cantar desse modo afastam qualquer santo do bom caminho.




                                                                                  3


Deitada perto da lareira está á a velha Maria de Jesus.


Madalena - Está á a dormir


Juan - Parece tranquila.


Madalena - Escuta...


Juan - O apito de um navio.


Madalena - É um navio de mercadorias.


Juan - Que coisas trás?


Madalena - Que imaginas que possa trazer?!


Juan - A canção do regresso.


A velha Maria de Jesus começa a acordar.


Maria de Jesus - Olho as rugas das minhas mãos e lembro aquele tempo de nova, eu tinha aquele desejo de partir os vidros das janelas, de quebrar as fechaduras das portas...


Madalena - Desejava liberdade.


Maria de Jesus - Apaixonar-me como o rouxinol se apaixona pela canção dos homens.


Madalena - É um pensamento bonito.


Juan - Você era namoradeira!


Maria de Jesus - O nosso pai, o velho general não gostava de liberdades.


Juan - O amor é uma liberdade responsável.


Madalena - O meu filho é um filosofo.

Juan - São pássaros que sobem ao meu pensamento

Maria de Jesus - Agora parece que é tarde.

Madalena - Porquê?

Maria de Jesus - Estou confusa, apetece-me pecar.

Madalena - O pecado cheira ao alecrim.

Juan - Mãe os olhos dela são escuros.

Madalena - Ela tem uns olhos bonitos.

Maria de Jesus - Há muitos anos eu vi Deus no corpo de um homem, chamava-se Afonso.

Juan - Há um rei que se chama assim.

Maria de Jesus - Ele era guarda águas e eu uma guardadora de silêncios.

Madalena - Você nunca se declarou?

Maria de Jesus- Tinha medo do meu pai.

Madalena - E que lhe aconteceu a ele ao Afonso?!

Maria de Jesus - Apanhou uma febre

Juan - Mãe existe a febre do alecrim?

Madalena - Achas que apanhou a febre do alecrim?!

Juan - Vou sair.

Madalena - Veste um casaco.

Juan - Vou na biblioteca, tem lá um livro daquele bailarino russo.

Madalena - Não voltes tarde.

Maria de Jesus - Já não tenho frio

Madalena - Agora está menos.

Maria de Jesus volta a olhar as mãos e termina a terceira parte.

                                                                    4ª parte


Houvesse o barulho de cães a ladrar.

Madalena - Parecem esfomeados.

Maria de Jesus - Antes eu fazia as minhas orações como um animal esfomeado, tinha fome de virtude e de castidade, mas era um engano.

Madalena - Parece que os cães acalmaram.

Maria de Jesus - Quanto mais perto estamos da morte mais faz sentido a revelação da verdade.

Madalena - Em que parte do mundo anda a morte, nunca a descobri nos livros de geografia.

Entra a musica de Astor Piazola.

Madalena - Gostaria de vestir o meu vestido mais colorido.

Entra Raul o homem de Madalena, ele é uma representação da sua imaginação.

Raul - Convidei estes músicos.

Madalena - Estou nervosa.

Raul - Seguro nas tuas mãos e são os meus olhos que te guiam.

Madalena - Porque demoras-te tanto tempo?

Raul - Agarra as minhas mãos!

Madalena - Estão quentes como eram na primeira noite.

Enquanto dançam os músicos comemoram com champanhe.

Raul - Com o nosso melhor vinho havemos de regar o nosso melhor peixe.


Madalena - Pareces um cavaleiro andante!




Madalena desperta do seu sonho.


Maria de Jesus - Mulher estavas a falar sozinha?!


Madalena - É para o fogo não se apagar.


Ouvem-se passos


Madalena - É o meu filho, quando escuto os seus passos parecem os passos do pai.


Maria de Jesus - Já lhe contas-te?


Madalena - Que coisa?!


Maria de Jesus - Que o pai dele já não volta.


Madalena Depois do naufrágio nunca encontraram o corpo.


Maria de Jesus - Ele será sempre encontrado nos teus desejos.


Madalena - Venha sentar-se perto de mim.


Madalena abre uma garrafa de vinho.


Maria de Jesus - Não contes ás minhas irmãs


Madalena - Beba!


Maria de Jesus - É doce


Madalena - E é forte


Juan entra e apoia as mãos no ombro da mãe.


Juan - trouxe aquele livro do bailarino russo.


Madalena - Vem para perto da luz.


Juan vai-se aproximando, á medida que se aproxima a luz vai diminuindo e fica escuro.


                                                                         fim
Lobo

Sem comentários:

Enviar um comentário